Welcome


Olá a todos. Neste blog vou dar-vos a conhecer um pouco mais sobre mim, o que faço, o que vejo, escuto e principalmente vou dar a minha opinião sobre isso. Tentarei dar a minha opinião sem ferir a susceptibilidade de ninguém e respeitando os gostos de cada um, por isso peço que respeitem os meus assim como as minhas opiniões.Por isso peço também que encarem tudo como com bom-humor.
Visitem, comentem e digam-me o que acham dos temas que vou propondo. Se quiserem contactar comigo podem deixar-me um comentário nos posts ou na caixa de mensagens que responderei assim que puder.



Suícidio na adolescência

 "Segundo os últimos dados do INE, relativo a 2009, mataram-se 16 adolescentes. Número real pode ser superior. Rejeição amorosa é o principal motivo.
O suicídio entre jovens está a aumentar em Portugal. Em média, todos os meses, um adolescente decide pôr termo à própria vida.
Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), 16 jovens, menores de idade, suicidaram-se em 2009." (LER MAIS)

No outro dia estive a ler este pequeno artigo sobre a taxa de suicídio nos adolescentes portugueses. Nada que não me surpreenda pois cada vez as pessoas estão mais sós e têm menos tempo para se relacionarem com os outros. As amizades, os "grandes" amores, o tempo passado em família são cada mais curtos, simplesmente as pessoas deixaram de dar valor às outras e passaram a servir-se umas das outras apenas em seu próprio beneficio, colocando de lado quando já não precisam delas.

A depressão na adolescência sempre foi um tema que me despertou curiosidade, talvez pela proximidade pessoal que tenho com o assunto e por perceber como se sentem estes jovens, cuja única saída que vêem é a morte. A dor da alma é muito mais difícil de suportar do que a dor física, simplesmente porque não existe nenhum analgésico milagroso, e se a morte é a forma que se encontra para fazer parar a dor, é a escolha mais feita, não sendo só uma forma de nos atingirmos a nós mas também muitas vezes de atingir aqueles que nos magoam. Na minha opinião o suicídio é forma de mostrar a solidão que se sente, mesmo quando se está rodeado de pessoas à nossa volta.

3 comentários:

Catarina 22 de abril de 2011 às 21:34  

Na minha opinião o suicidio pode até parar a dor de quem o faz porque se morres obviamente deixas de sentir. Mas depois quem fica a sofrer são as pessoas que ficam cá e que gostavam dessa mesma pessoa. Mas regra geral axo k toda a gente já teve esse " desejo" principalmente na adolescência onde tudo é visto mais intensamente.

Rute 23 de abril de 2011 às 15:55  

talvez seja um acto egoísta mas acredita que por vezes a dor interna é tão grande somada à dor de ver aqueles de quem gostam sofrer por nós....

é um mundo complexo

Anónimo 25 de abril de 2011 às 01:08  

Não acho que o suicídio seja uma forma de aliviar a dor. Por muito que a dor seja insuportável, não é com isso que resolvemos... Para mim, na minha sincera opinião é um acto cobarde e de mau carácter e creio que cada vez mais existe porque as pessoas são egoístas e só pensam nelas e principalmente pensam sempre negativo. Por vezes, uma coisa é pequenina e fazem logo uma tempestade num copo de água e depois querem logo resolver com o suicídio...