Welcome


Olá a todos. Neste blog vou dar-vos a conhecer um pouco mais sobre mim, o que faço, o que vejo, escuto e principalmente vou dar a minha opinião sobre isso. Tentarei dar a minha opinião sem ferir a susceptibilidade de ninguém e respeitando os gostos de cada um, por isso peço que respeitem os meus assim como as minhas opiniões.Por isso peço também que encarem tudo como com bom-humor.
Visitem, comentem e digam-me o que acham dos temas que vou propondo. Se quiserem contactar comigo podem deixar-me um comentário nos posts ou na caixa de mensagens que responderei assim que puder.



E tu que tens a dizer: De quem é a culpa da crise que o país vive?

Image and video hosting by TinyPicDepois de muito pensar e já que este tema está na ordem do dia, resolvi debater convosco este tema bastante quente. Como muitos sabem, Portugal e muitos outros países estão na chamada crise, em que temos de apertar o cinto, mas como neste momento só me interessa o meu país, vamos lá perguntar e opinar sobre quem tem a culpa da situação económica e financeira bastante grave que o país atravessa. É culpa do povo? Governo?  Votem na sondagem na barra lateral e dêem a vossa opinião mais aberta deixando um comentário neste post.

Pessoalmente acho que a culpa não é só do Governo, mas é uma culpa conjunta de várias partes. Tudo bem que o Governo "vive" às custas do povinho, e nós é que trabalhamos para encher os bolsos dos que nos governam, mas também é verdade que muito boa gente não quer trabalhar e fazer algo mais produtivo pelo país simplesmente por preguiça ou porque acham que 500 euros é pouco (claro que é não digo que não, mas sempre é melhor que nada). E depois temos situações em que a União Europeia e a CEE mais parece desajudar o país do que propriamente ajudar Não sei muito bem o que dizer sobre este assunto pois política e economia não são o meu forte nem fazem parte dos meus gostos, mas é sempre saudável debater estes temas.

3 comentários:

Catarina 13 de maio de 2010 às 03:01  

eu não acho qeu tejamos em mais crise do que tavamos aki há um tempo sinceramente... só sei que a culpa não é minha lol agora a sério: e não sei porque raio se complica tanto, esta gente complica muito- em vez de gastarem dinheiro em projectos que não são assim tão importantes investissem em algo mais real e deixem de pagar viagens e carrinhos e cenourinhas aos politicos que também só faziam bem... p.s- kem me dera a mim ganhar 500 euros limpos LOL ganho menos do que é merecido e n me keixo - os outros tb n deviam

Leonor 14 de maio de 2010 às 20:28  

São várias as razões que explicam que se podem divir em 3 grupos.

1. Problemas estruturais - que começam desde do século XIX (para ter uma ideia, a Inglaterra começou a industrializar-se nos finais do séc. XVIII/inícios do séc. XIX, enquanto, que em Portugal só a partir da segunda metade do século XX é que isso aconteceu!). Estes problemas são muito derivados às mt más decisões políticas (que não é só de agora: quem não se lembra de D. João V) e interesses instalados. Olhando para a História vemos que os países mais ricos, são-no porque os dirigentes tomaram decisãoes importantes e cruciais, que tiveram visão, e acho que é o que falta.

2. Burocracia e Corrupção - não me refiro só a desvios de dinheiro ou aos presentinhos, mas também à entrega de empregos (quer a nível público, quer a nível privado) a pessoas que não têm competência para os cargos e depois fazem disparates que têm pesados custos!

3. Situação económica internacional - Portugal sendo uma pequena ecponomia muito dependente do exterior, claramente, sentiu isso. Aliás, tudo isto, começou em 2008, nos EUA, com a crise do subprime, que levou à falência de muitos bancos e empresas e os Estados implementaram políticas de apoio o que originou o aumento do défice público e dívida pública - desequilíbrio macroeconómico (que podem levar um país à bancarrota. Ora, agora, os Estados estão vocacionados para corrigir estes desequilíbrios, o que é equivalente a dizer que estão a impplemtar políticas de austeridade.

P.S. Quem me dera que tivessemos um Obama no nosso país.. Obama, quando os americanos não te quiserem (infelizmente isso não está muito longe da realidade, pois está a tocar em certos grupos instalados), podes vir para aqui!!

Rute 16 de maio de 2010 às 12:34  

Catarina eu acho que estamos cada vez pior. As pessoas cada vez se queixam mais da dificuldade em arranjar emprego e a verdade é que o euro piorou tudo isto. 5 euros não dá para nada!!!


gostei do teu comentário Leonor. Muito obrigada. Gosto de pessoas activas que comentam :)